BAMBUTERAPIA

FACULDADE SANTA TEREZINHA

BAMBUTERAPIA

ANDRESSA DOS SANTOS RODRIGUESFACULDADE SANTA TEREZINHA

ANA CAREN GONÇALVES PALHANO

ALICE MARIA OLIVEIRA DA SILVA

ALLANA CRISTINA CONCEIÇÃO DA SILVA

Resumo

O bambu é uma planta sagrada, símbolo da generosidade, da multiplicação e da resistência. A idade do bambu é que define seus diversos fins na utilização para construções, a vara com idade entre 3 a 6 anos é a ideal, pois nesse período ela atinge alta resistência em razão do processo de lignificação (fenômeno pelo qual a membrana das células vegetais se impregna de lignina e a vara fica com mais rigidez, impermeabilidade e resistência a ataques microbiológicos e mecânicos). A técnica de massagem com bambu foi idealizada pelo fisioterapeuta e terapeuta corporal Gil Amsallem, na França em 2003, e apresentada ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro, 14° Congresso Científico Internacional de Estética, em agosto de 2006. Os benefícios da massagem vão muito além do relaxamento. Seus efeitos positivos tem grande influência sobre o organismo em um âmbito geral, sejam mecânicos, circulatórios, endocrinológicos, neuromusculares, reflexos e metabólicos, e estão intimamente relacionados entre si e a fatores emocionais.

Palavras-chave: Relaxamento, Rigidez, Resistência

Abstract

Bamboo is a sacred plant, a symbol of generosity, multiplication and resistance. The age of bamboo is what defines its various purposes when used for construction, the stick aged between 3 and 6 years is ideal, because in this period it reaches high resistance due to the lignification process (phenomenon by which the membrane of plant cells if impregnated with lignin and the rod becomes more rigid, impermeable and resistant to microbiological and mechanical attacks). The bamboo massage technique was designed by the physiotherapist and body therapist Gil Amsallem, in France in 2003, and presented to Brazil in the city of Rio de Janeiro, 14th International Scientific Congress on Aesthetics, in August 2006. The benefits of massage go far beyond relaxation. Its positive effects have a great influence on the organism in general, whether mechanical, circulatory, endocrinological, neuromuscular, reflex and metabolic, and are closely related to each other and to emotional factors.

Keywords: Relaxation, Stiffness, Resistance.

Introdução

Bambuterapia ou Bamboo Massage , como também é conhecida , é uma massagem feita com bambu , é um tratamento moderno para as pessoas que procuram alternativas para proporcionar bem-estar corporal, aliando-as aos tratamentos estéticos. Essa técnica Originada no Japão, porém, aperfeiçoada na França pelo fisioterapeuta Gill Amsallem no ano de 2003 , indicada para tratamento do rosto e do corpo.

O bambu é uma planta de fibras porosas, são parecidas com varetas ,com propriedades antibacterianas, além de ter um aspecto suave e acetinado. A massagem é feita com pequenas hastes de bambus diferentes tamanhos e seu grande diferencial é a intensidade na eliminação das gorduras corporais , muitas vezes sendo mais eficaz que a drenagem linfática. Os tamanhos dos bambus variam para cada parte do corpo, pois eles se adaptam ao contorno do corpo e da face.

 Os movimentos com o bambu estimulam glândulas para promover a redução de gordura localizada , por isso, além de relaxar e tonificar , a massagem ajuda a modelar os tecidos do corpo, inclusive combater a celulite , tensões musculares, ativação da circulação e desintoxicação.

A técnica com bambu funciona da seguinte forma: as varas de bambu agem como se fossem o prolongamento dos dedos, e por isso, dão a possibilidade de alcançar todas as regiões do corpo proporcionando novas sensações para quem recebe, além do efeito de relaxamento, drenagem , equilíbrio energético, modelagem e tonificação muscular .

A Bambuterapia pode ser associada às outras terapias para potencializar seu efeito como, drenagem linfática, acupuntura, shiatsu, reflexologia entre outras, possibilitando a harmonização corporal da pessoa .

História

A técnica de massagem com bambu elaborada pelo fisioterapeuta corporal Gil Amsallem em 2003 na França , uma técnica conhecida como Bambuterapia essa técnica pode ter sido visto muito antes da técnica criada por Gil , pois terapeutas chineses usavam varas de bambu em seus clientes fazendo a massagem principalmente na área das mãos e do rosto.

Segunda Gil Amsallem estava a procura de acessórios que pudesse lhe ajudar na massagem e observou que os rolos de amassar pão e surgiu a grande ideia de utilizar o bambu como ferramenta de auxílio em suas massagens.

Para realizar a Bambuterapia é necessário algumas condições básicas, como por exemplo:

  • Domínio do conhecimento de Anatomia, angiologia e fisiologia, é necessário também o domínio de Anatomia Palpatória Funcional (sistema muscular e circulatório).
  • Conhecimento das manobras fundamentais a serem executadas, tais como velocidade, pois é quem determina o objetivo da massagem (se o objetivo dor um efeito modelador, a velocidade será mais rápida. Se o objetivo for relaxante, a velocidade deverá ser mais lenta, em ambas as direções, sempre a favor de retorno venoso).
  • Profundidade: para o músculo ser alcançado, utiliza-se manobras mais profundas, efeito descongestionante e efeito descontratuante; já as manobras mais superficiais são para alcançar o interstício, como em caso de drenagem linfática. Estimulam a produção da substância fundamental e a hidratação das fáscias; direção e sentido a favor do retorno venoso centrípeto.
  • Conhecer quais são as indicações e contra indicações

indicações e contraindicações

A massagem com bambu é indicada para diversas situações e não indicada para outras. Cada caso deve ser analisado individualmente verificando a necessidade e eficácia, como por exemplo:

  • É indicada para relaxamento muscular, diminuição da dor (efeito analgésico), drenagem dos líquidos corporais, modelagem nas áreas de gordura localizada e celulite
  • E não é indicada para para pessoas portadoras de doenças crônicas sem controle, como a diabetes e hipertensão, pacientes oncológicos e também quem tem trombose ou que tenha predisposição.

procedimento

A massagem relaxante muscular por exemplo, é executada com deslizamentos tanto superficiais quanto profundos, sobre a musculatura tensa, onde irão promover um efeito descontratuante e calmante. Pode-se também associar a óleos essenciais específicos.

Na massagem para diminuir a dor, será gerado um estímulo mecânico que ativada receptores nervosos cutâneos. Esse estímulo converte-se em reações eletroquímicas de comunicação nervosa, onde será conduzida ao corno posterior da medula, chegando ao hipotálamo e induzindo a liberação de endorfinas e encefalinas. Onde atuará sobre a dor e será gerado uma sensação de prazer.

A drenagem dos líquidos corporais é realizada principalmente com deslizamentos superficiais no sentido do retorno venoso, provendo assim um incremento da circulação (tanto vemos quanto linfática), com o propósito de aumento da atividade vasomotora linfática para mobilizar os líquidos edematoso e restabelecendo a saúde do tecido conectivo endurecido, produz um estímulo a reabsorção de edemas e equimoses. As manobras com bambu auxiliam na troca de líquidos teciduais, aumentam a nutrição dos tecidos e ajudam na remoção de produtos de fadiga e inflamação.

Na massagem modeladora é utilizado movimentos mais rápidos e vigorosos, como deslizamento produto e alternados e amassamento, para estimular os receptores da pele e os músculos.

Quanto as gestantes a massagem é coadjuvante no tratamento de alterações como diminuição de distúrbios gastrointestinais, diminuição de edemas, melhora na circulação, relaxante muscular, entre outros.

Porém, a massagem em gestante é diferente, são realizadas manobras superficiais, alternadas e lentas. A melhor forma de realizar essa técnica em gestante é colocando-as de maneira confortável, encostado sobre uma almofada e com os membros inferiores sobre um rolo de espuma, assim, será trabalhado pernas, braços e face.

De acordo com Cassar, as gestantes ficam mais relaxadas durante o parto, pois a massagem diminui a ansiedade, proporciona um sono mais estável, facilita o processo da parturiente. Auxilia também na desintoxicação, oxigenação e nutrição do tecido, quando realizada de maneira superficial melhora a circulação cutânea.

EFEITOS FISIOLÓGICOS

  • Melhora a oxigenação e nutrição dos tecidos
  • Promove o aquecimento da pele;
  • Realiza a vasodilatação
  • Realiza uma limpeza cutânea através da esfoliação causada pelo atrito do bambu na pele
  • Renovação Celular
  • Desintoxicação dos tecidos
  • Realiza drenagem venosa
  • Melhora a circulação arterial
  • Auxilia a liberar aderências
  • Induz ao relaxamento
  • Renovação de manto hidrolipídico
  • Estimula a diurese e sudorese
  • Auxilia na tonificação muscular e melhora a permeabilidade dos ativos cosméticos

Os efeitos da técnica se deve ao fato das varas de bambu agirem como se fossem prolongamento dos dedos e a partir disso, conseguem alcançar todos os contornos corporais. Assim, promove a modelagem, a tonificação, a drenagem, como também, pode-se associar a aromaterapia e a cromoterapia.

Referências

ALVESVALDIRA DAS NEVES . História da bambuterapia e suas indicações nos tratamentos estéticos. PORTAL EDUCAÇÃO. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/historia-da-bambuterapia-e-suas-indicacoes-nos-tratamentos-esteticos/57724. Acesso em: 30 Mar. 2020.

FélixDaurice. Massagem Bambuterapia Corporal. DAURICE FELIX ESTETICA. Disponível em: https://www.dauricefelixestetica.com.br/tratamentos/massagem-bambuterapia-corporal/. Acesso em: 30 Mar. 2020.

HISTÓRIA E ORIGEM DA BAMBUTERAPIA. DICAS DE MASSAGEM. Disponível em: https://dicasdemassagem.com/historia-e-origem-da-bambuterapia#forward. Acesso em: 30 Mar. 2020.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica