AS ORGANIZAÇÕES EM MEIO AO ESTRESSE EM UM MUNDO PÓS-COVID-19

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY

SEGURANCA,SAUDE E MEIO AMBIENTE

Administração

AS ORGANIZAÇÕES EM MEIO AO ESTRESSE EM UM MUNDO PÓS-COVID-19

FERNANDO MAINENTI-2037885

Introdução

 O estresse já se tornou um ingrediente comum nos ambientes de trabalho e nas relações de trabalho atuais, pois lidar com desafios constantes e metas a serem batidas e alcançadas sempre gera estresse. Temos que ter noção de equilíbrio, onde o pensamento de conquistar todas as metas sozinho é inadmissível, pois vivemos em sociedade e a uma fábrica é um grupo.

 Para que consigamos nos organizar no trabalho e mantermos o estresse em menor nível possível devemos priorizar as metas e descentralizar as tarefas para que o estresse não se torne crônico e patológico, ocasionando assim a Síndrome de Burnout, onde o esgotamento físico e mental se apresentara e ocasionara outras patologias. Como lideres de equipe devemos sempre estar atentos para um ambiente de trabalho adequado e saudável para nossa equipe, criando e executando ações que favoreçam o cumprimento das metas e resolutividade de trabalho.

Desenvolvimento

ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO

Todo líder deve exemplificar para seus liderados o sigam, um bom exemplo é uma mesa organizada, sem distrações, mas ao mesmo tempo que tenha um toque de pessoalidade para que a pessoa se sinta em um ambiente seguro para trabalhar, isso ainda inclui uma minimização de barulhos no ambiente de trabalho ou utilização de protetores auriculares devido barulho de máquinas que podem distrair o foco de trabalho.

LISTA DE PRIORIDADE DE TRABALHO

Como vimos nos dois vídeos é necessário um cronograma de prioridades diárias ou de cada turno deve alcançar, essas metas devem ser alcançáveis para que no fim de cada dia ou turno, e no fim de cada semana a equipe possa visualizar as conquistas alcançadas, o que gera uma satisfação no trabalho realizado.

ORGANIZAÇÃO DA EQUIPE E DESCENTRALIZAÇÃO DE TAREFAS

O líder deve saber o ponto forte de cada um de seus funcionários, por isso a distribuição de tarefas é essencial para não sobrecarregar ninguém, cada pessoa tem um perfil pára cada etapa do serviço a ser executado, captar esse perfil é uma função do líder da equipe. O líder por sua vez não deve querer fazer tudo sozinho e para isso a observação da equipe é sua principal arma, por exemplo na divisão de turno de trabalho aonde tem pessoas que funcionam melhor pela manhã e outras a tarde, a flexibilização de horários é uma boa ferramenta na fábrica.

METAS ALCANÇÁVEIS

Muito importante que a lista de prioridade de trabalho sejam metas alcançáveis, começando do nível mais fácil de alcançar para o mais complexo e que na maioria das vezes deve ser alcançada em equipe como o aumento da produtividade de alimentos da fábrica.

SOCIALIZAÇÃO NO TRABALHO

É importante que a equipe esteja integrada e focada no trabalho para alcançar as metas traçadas, muitas empresas estão adotando a pausa de 10 minutos a cada 2 horas de turno de trabalho para alongamento e ginástica laboras para aliviar o estresse do trabalho, o que está refletindo no aumento da produtividade. Outra solução é o término dos turnos 30 minutos mais cedo para um pequeno happy hour para confraternizar a equipe.

Conclusão

Uma coisa é certa: o estresse faz parte de todo trabalho humano porque ele é fruto dos desafios que são gerados para crescermos como seres humano e como profissionais, mas cabe a nós gerenciar para que ele não se torne prejudicial. Uma coisa que o líder tem como ajudar é tratar TODOS os liderados de forma justa e imparcial e jamais deixar suas preferências pessoais interferir no manejo de sua equipe.

Referências

. Disponível em: https://youtu.be/Ey-R_ZpnNQ0. Acesso em: 30 mai. 2021.

. Disponível em: https://youtu.be/LfmbOiPS_vc. Acesso em: 30 mai. 2021.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica