ARQUITETURA DE VON NEUMANN

Centro Universitário Uningá

ARQUITETURA DE VON NEUMANN

CLEBER CSZJWIKI

- Introdução

A Arquitetura de Von Neumann é uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados podendo assim manipular tais programas. Essa arquitetura é um projeto de computador digital de programa armazenamento que utiliza unidade de processamento (CPU) e um armazenamento ("Memória") para comportar, respectivamente, instituições de dados.

- Desenvolvimento

Gargalo de Von Neumann,  limitação da taxa de transferência entre a CPU e a memória em comparação com a quantidade de memória. Está transferência é a menor taxa com que o processador consegue trabalhar e menor CPU seja forçado a esperar por dados que precisam ser transferidos para ou a partir de memória.

Gera desperdício de tempo ( CPU em espera).

Onde estão os componentes de Von Neumann na arquitetura moderna?

CPU - Processador

Barramento - Placa Mãe

Memória - Ram - Cache - Registradores - Disco

Dispositivos de Entrada e Saída - Mouse - Teclado - Impressora - Monitor.

- Conclusão

Antes as máquinas tinham apenas programas fixos. Construir um programa era tarefa extremamente trabalha, podendo levar meses para fazê-los funcionar.

O computador com programa armazenado mudou tudo isso, levando em consideração a intensificação do processo tecnológico, é impressionante o fato dos conceitos que Von Neumann introduziu ainda serem atuais.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica