APLICAÇÃO DOS MICRORGANISMO NO AMBIENTE E NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Sua universidade

APLICAÇÃO DOS MICRORGANISMO NO AMBIENTE E NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

GABRIEL ISSA

Gabriel Issa - 20201102194 - Enfermagem

APLICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS NO MEIO AMBIENTE E NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA.

O avanço dos microrganismos no meio ambiente através da biorremediação tem sido de grande valia, pois é um processos de grande potencial porque não requer grandes equipamentos nem de mão de obra como os processos convencionais, além de todo o processo ser natural permitindo uma grande poupança de recursos. Outra grande vantagem é que ao fazer o tratamento in situ do solo ou água contaminada, evita-se o transporte e consequente contaminação de outro local.

A biorremediação tem inúmeras aplicações na remoção de hidrocarbonetos, solventes e compostos orgânicos halogenados, pesticidas e herbicidas não clorados, compostos azotados, metais como o mercúrio e radio nucleotídeos.

Na indústria farmacêutica os microrganismos são usados de diversas formas e na produção de diversos produtos como antibióticos, vacinas e hormonas. A obtenção destes produtos é possível graças a biotecnologia.

Há bactérias presentes nas criações de antibióticos como as do gênero Streptomyces que, além de dos antibióticos naturais produzem outros metabolitos bioativos como antifúngicos, antitumorais, antivíricos, imunossupressores e ainda anti-hipertensores. 

Por exemplo, as bactérias da espécie Streptomyces griseus produzem o antibiótico estreptomicina, ao passo que as da espécie Streptomyces avermitilis produzem avermectina.

ReisDiana. Aplicação das Bactérias no Ambiente, na Indústria Farmacêutica e na Saúde. Coimbra, 2015. 33 p. Monografia (Farmácia) - Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2015. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/87800. Acesso em: 23 mar. 2021.


Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica