ANÁLISE SOBRE OS ESTÁDIOS DAS COPAS DO MUNDO DE FUTEBOL MASCULINO ENTRE 1994-2014

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ANÁLISE SOBRE OS ESTÁDIOS DAS COPAS DO MUNDO DE FUTEBOL MASCULINO ENTRE 1994-2014

HENRIQUE HANSEL

mateus parolin

mario filho

Introdução e objetivo

Essa análise de dados tem o objetivo de observar alguns aspectos dos estádios das ultimas 6 copas do mundo de futebol masculino (1994,1998,2002, 2006, 2010, 2014), tais como:

– País/Cidade

– Capacidade Total

– Média de Público por Jogo

– Número de Jogos

– Número total de gols

– Média de gols

Todos esses dados foram pesquisados para todos os 73 estádios os quais pesquisamos sobre. A coleta de dados levou cerca de 5 dias e foi por meio de pesquisas e consultas a vários sites da internet. Depois de toda a coleta desenvolvemos um banco de dados no Excel, o que facilitou a retirada de resultados e simplificou todas as informações. Também foram utilizados os programas e Plugins do Excel: Minitab, Action Stat e Analyse-it.

parte 1

copa do mundo fifa de 2014

A Copa do Mundo FIFA de 2014 foi a vigésima edição do maior evento futebolístico da atualidade. Realizada no Brasil, anfitrião da competição pela segunda vez, teve doze cidades sedes e abrigou 31 seleções nacionais além da Brasileira, totalizando 64 partidas. O país campeão foi a Alemanha e o melhor jogador eleito foi o argentino, Lionel Messi. O custo de realização da copa teve o mais alto custo na historia do evento, totalizando 13,3 bilhões de dólares e os lucros obtidos pela FIFA foram estimados em 7,2 bilhões de dólares isentos de qualquer imposto ao governo local.

copa do mundo fifa de 2010

A Copa do Mundo FIFA de 2010 foi a decima nona edição da competição que reúne as melhores seleções nacionais de futebol no período de tempo em que é realizada. O evento foi sediado na África do Sul, suas partidas foram realizadas em 9 cidades e disputadas por 32 seleções, sendo 13 delas europeias, 8 americanas, 6 africanas, 5 asiáticas e 1 oceânica. A nação campeã foi a Espanha e o melhor jogador eleito foi o uruguaio, Diego Forlán. O governo da África do Sul investiu cerca de 3,6 bilhões de euros, no entanto, apenas um décimo dos custos foi recuperado.

COPA DO MUNDO FIFA DE 2006

A Copa do Mundo de 2006 foi sediada na Alemanha, em 12 cidades. Continham as 32 seleções que se classificaram nas eliminatórias para a Copa do Mundo e foram disputadas 64 partidas. A Itália conquistou o tetracampeonato vencendo a França nos penaltis. Teve como melhor jogador o argelino naturalizado francês, Zinedine Zidane. A Alemanha teve um gasto de 4,2 bilhões de reais na construção de toda a infraestrutura da Copa.

COPA DO MUNDO FIFA DE 2002

Em 2002, a Copa do Mundo da Fifa foi sediada por dois países,Coreia do Sul e Japão. Foi a 17ª edição do evento e teve como sede 20 cidades. Continham 32 times e contando a fase de grupos e o mata-mata, 64 partidas foram disputadas. Teve como campeão a seleção brasileira e o melhor jogador da copa foi o goleiro alemão Oliver Kahn. A copa foi orçada em 409 milhões porém houve um acrescimo nos custos de 684%, tendo um gasto real de 3,2 bilhões de reais.

COPA DO MUNDO FIFA DE 1998

A Copa do Mundo de Futebol de 1998 foi realizada na França entre os dias 10 de junho e 12 de julho. Contou com a participação de 32 seleções. A campeã foi a seleção francesa, que venceu a seleção brasileira por 3×0 para conquistar sua primeira copa do mundo. A final foi no Stade de France em Saint-Denis e teve público de 80.000 pessoas. O artilheiro foi Davor Suker da Croácia com 6 gols. O mascote da Copa do Mundo de Futebol de 1998, foi um galo chamado Footix, e a bola usada em jogo foi chamada de Tricolore.

COPA DO MUNDO FIFA DE 1994

A Copa do Mundo de Futebol de 1994 foi realizada nos Estados Unidos entre os dias 17 de junho e 17 de julho. Contou com a participação de 24 seleções. A campeã foi a seleção brasileira, tendo a final com o resultado de Brasil 0 x 0 Itália no tempo normal e prorrogação e 3 a 2 para o Brasil nos pênaltis (Estádio Rose Bowl em Pasadena), com um público de 94.000 pessoas. Os artilheiros da copa foram Hristo Stoichkov (Bulgária) e Oleg Salenko (Rússia) com 6 gols cada. O mascote da Copa do Mundo de Futebol de 1994, foi um cachorro chamado Striker, e a bola usada em jogo foi chamada de Questra.

TABELAS

Banco de dadosBanco de dadosFederação Internacional de Futebol ()

Média, moda, mediana e amplitude de todas as copasMédia, moda, mediana e amplitude de todas as copasFederação Internacional de Futebol ()

Variância, desvio padrão e CVP de todas as copasVariância, desvio padrão e CVP de todas as copasFederação Internacional de Futebol ()

Quadro ResumoQuadro ResumoFederação Internacional de Futebol ()

Histograma capacidade média por copaHistograma capacidade média por copaFederação Internacional de Futebol ()

Histograma média de público por copaHistograma média de público por copaFederação Internacional de Futebol ()

Histograma média de gols por copaHistograma média de gols por copaFederação Internacional de Futebol ()

Histograma gols por copaHistograma gols por copaFederação Internacional de Futebol ()

Parte 2

Principais correlações

Principais correlações
Principais correlaçõesOs autores (2017)

Análises

1- A correlação entre a capacidade dos estádios e do público médio, se mostrou muito alta devido às copas do mundo de futebol serem grandes eventos, fazendo assim com que todos os ingressos sejam vendidos.

2- A correlação entre o total de jogos e a quantidade de gols também é alta, pois quanto mais jogos tiverem, maior a chance de gols acontecerem.

3- A correlação entre o total de jogos e a média de gols é desprezível, o que apenas serve para mostrar que independente de quantos jogos ocorram em cada estádio, o número de gols independe totalmente disso.

4- A correlação entre o total de gols e a média de gols é ainda considerada alta, porém existe a variável da quantidade de jogos, que é algo que não é levado em conta nessa correlação, fazendo com que ela não se torne muito confiável.

5- A correlação entre o público médio e a média de gols foi feita para ver se a torcida poderia ter alguma interferência na quantidade de gols, porém devido a correlação baixíssima(desprezível), podemos concluir que a torcida não influenciou em nada.

Gráficos de dispersão

Capacidade Total x Público Médio

Capacidade Total x Público Médio
Capacidade Total x Público MédioOs autores (2017)

Pelo gráfico podemos ver que a correlação é alta (0,945), possuindo apenas alguns pontos fora da reta.

Total de jogos por estádio x Total de gols nesse estádio

Total de jogos por estádio x Total de gols nesse estádio
Total de jogos por estádio x Total de gols nesse estádioOs autores (2017)

Análise: Nesse gráfico a correlação já não é tão alta quanto no 1º, entretanto ainda apresenta um alto índice(0,761).

Estudo das Variáveis

Capacidade p/ estádio: Variável independente, tendo em vista que alguém escolhe qual será a capacidade máxima.

Público médio p/ estádio: Variável dependente, pois depende de quantas pessoas forem para o estádio.

Total de jogos p/ estádio: Variável independente, assim como a capacidade, alguém escolherá quantos jogos cada estádio irá receber.

Total de gols p/ estádio: Variável dependente, pois depende exclusivamente de quantos gols forem feitos na partida, o que não é algo controlado.

Média de gols p/ estádio: Variável dependente, pois depende exclusivamente de quantos gols forem feitos nas partidas de cada estádio, o que não é algo controlado.

Testes de normalidade de Anderson-DarlinG

CAPACIDADE

Capacidade
CapacidadeOs autores (2017)

AD Capacidade
AD CapacidadeOs autores (2017)

Os dados apresentaram normalidade pelo Teste de Anderson-Darling ao nível de 5% de significância, de modo que não se rejeita a hipótese H0, por p>0,05(nível de significância).

Público médio

Público médio
Público médioOs autores (2017)

AD Público médio
AD Público médioOs autores (2017)

Os dados não apresentaram normalidade pelo Teste de Anderson-Darling ao nível de 5% de significância, de modo que se rejeita a hipótese H0, por p<0,05(nível de significância).

Jogos durante a copa

Jogos durante a copa
Jogos durante a copaOs autores (2017)

AD Jogos durante a copa
AD Jogos durante a copaOs autores (2017)

Os dados não apresentaram normalidade pelo Teste de Anderson-Darling ao nível de 5% de significância, de modo que se rejeita a hipótese H0, por p<0,05(nível de significância).

Gols durante a copa

Gols durante a copa
Gols durante a copaOs autores (2017)

AD Gols durante a copa
AD Gols durante a copaOs autores (2017)

Os dados apresentaram normalidade pelo Teste de Anderson-Darling ao nível de 5% de significância, de modo que não se rejeita a hipótese H0, por p>0,05(nível de significância).

Média de gols por partida

Média de gols por partida
Média de gols por partidaOs autores (2017)

AD Média de gols por partida
AD Média de gols por partidaOs autores (2017)

Os dados apresentaram normalidade pelo Teste de Anderson-Darling ao nível de 5% de significância, de modo que não se rejeita a hipótese H0, por p>0,05(nível de significância).

Equações de regressão

PÚBLICO MÉDIO E CAPACIDADE 

[Público médio]=-2156+0,9531*[Capacidade] 

Gols durante a copa e Jogos durante a copa

[Gols durante a copa]=-1,025+2,784*[Jogos durante a copa]

Teste de Hipótese

1)Formule as hipóteses: Ho e H1

2)Achar Z ou t crítico

3)Achar Z ou t estatístico

4)Conclusão( analisar se o Z esta no Ho ou H1 no gráfico)

Considerando o modelo de regressão linear múltipla com todas as variáveis explicativas dadas no conjunto de dados, verificamos se ha problemas de colinearidade, teste F e resíduos, e como não houveram, consideramos sim que o ajuste do modelo de regressão é adequado.

Sim é capaz de predizer valores.  

Provavelmente o público em um jogo no estádio Soccer City na África do Sul ficará em torno de 83.837 pessoas.

Em um jogo na Copa da Alemanha terá em média 2,3 gols.

Se assistirmos um jogo da Copa de 2014 poderemos observar provavelmente 2,84 gols na partida.

O público aproximado de uma partida de Copa Do Mundo no Maracanã será em torno de 51.210 pessoas.

Se formos conhecer um dos estádios sede da Copa Do Mundo nos Estados Unidos, veremos uma capacidade de aproximada 75.552.

Conclusão

Os dados obtidos foram satisfatórios para comparar o comportamento das Copas do Mundo FIFA de futebol masculino durante os anos decorrentes. Eles demonstraram que, de modo geral, suas características numéricas são semelhantes, com vagas excessões, como nos estádios dos E.U.A. na copa de 1994, que deve-se majoritariamente ao tamanho dos mesmos, que grande parte se encontram no topo da lista das maiores arenas no mundo. Outro exemplo de diferenças mais discrepantes é a copa de 2002, que por ter sido realizada em dois países, realizou jogos em 20 estádios, o dobro do padrão de 10 a 12 arenas.

feito

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica