A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Centro de Profissionalização e Educação Técnica

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

JOANA EDUARDA CHAGAS SCHMIDEL

Resumo

O projeto aborda a importância da preservação, educação ambiental voltada para sustentabilidade nas escolas, para criação de individos mas concientes, com praticas sustentáveis, e ao mesma sera implementada na escola União de professores Me. Para concientização dos alunos 6º ao 9º ano do ensino fundamental (II) a responsabilidade de cada um, sobre o papel de ajudar a natureza e evitar a degradação ambiental, citar alguns exemplos: o assoreamentos, enchentes, desmatamentos, aumento da temperatura terrestre ou aquecimento global, falta de chuvas em algumas regiões - secas, entre outros problemas. Desenvolvendo um trabalho com aproveitamento de materiais reciclaveis para aproveitamento para jogos educativos com garrafas pet e meias para estimula o raciocínio logico das criancas , alem de desperta a concientização e responsabidade ambiental dos mesmo; educação ambiental contribui para edificação de novos olhares e para ações na natureza, para poder ensinar o aluno que o planeta esta doente, feitas atraves de pratica danosas, Objetivos de educar ambiental mente a essas crianças e desenvolver suas habilidades em reciclagem e no no mesmo tempo aprender criar projetos, aprender o social e o etico a sua volta e na escola, sua compreenção do mundo saudavel e puro , visto que a mudamos a forma como exploramos os recursos naturais e passamos a viver a sustentabilidade pereceremos de forma brutal com emersa em nosso residuos.

Palavras-chave: Educando, preservando natureza , reciclado brinquedo educativos, reutilizando.

introdução

O projeto Educação Ambiental pretende realizar de forma efetiva, a maior interação e socialização  com as crianças  levando ao conhecimento e a compreensão dos problemas que estão a nossa volta. Trabalhar  com problemática da reciclagem na educação sendo um desafio e cuja resolução necessita de mudar o contexto passado, onde estudar não englobava o meio ambiente como tema e hoje, ensinar meio ambiente serve para contribuir a consciência dos alunos, melhorando o mundo e suas transformações, podemos agi de forma responsável em relação ao meio ambiente e aos seus semelhantes e assim reflitam dobre questões éticas que estão implícitas na relação ciência e sociedade.

Nesse Processo de vivência escolar o papel do docente e fundamental, suas atitudes serão um referencial para os seu alunos e o respeito á vida e a individualidade, serão exemplos na formação de valores  dos estudantes.

Só a educação não e o bastante  para solucionar os Problemas ambientais, a importância de formar pessoas (alunos) vai além do simples aprendizado técnico. A cultura arcaica deve ser mudava na escola, através  da Educação Ambiental,  mostrando ás crianças que conservar o meio ambiente uma necessidade urgente  se quiser que conservar o ambiente não e um luxo, mas sim nessecidade urgente  se quiser continuar a viver neste planete. E a fim de tentar fazer dos temas ambientais presença constante nas salas de aulas. A educação  ambiental foi inserida no currículo escolar, como tema transversal.

É necessário começar a pensar e realmente iniciar as atividades da Escola  com um Projeto Pedagógico  participativo que opte pelas parcerias com a famílias e com a sociedade harmoniosa com o grupo e com meio ambiente.

As atividade lúdicas apresentam uma defasagem em relação a realidade comum, com elas atingir uma liberdade criativa que permite um distanciamento dos acontecimentos utilitário. Trata - se de uma ficção mas na qual se acredita terminantemente (Dnello, 1998 p. 12).

Um grande problema presente na educação de hoje é  a falta de motivação e envolvimentos dos alunos nos processos de aprendizagem. Pertence ao educador  infantil a tarefa de propiciar aos alunos a estimular a criação de brinquedos podem ser criados atráves de materiais  recicláveis, pois para criança e mais importante construir do que pegar o brinquedo pronto, importante o educador tenha conhecimento suficiente para levar o aluno brincar pelo o mundo dos brinquedos, através da criação.

O brinquedo feito com sucata, além de ajuda a preservar a natureza, é       oportunidade  dada  a criança para desenvolver sua criatividade e seu pensamento crítico em relação ao desperdício a ( consequência do consumo desenfreado). É uma maneira simples, econômica e divertida de educar e ajudar na formação dos cidadãos mirins. ( LOPEZ, 2007, p.29).

Desenvolvimento.

Os brinquedos  de sucata  ou materiais recicláveis, sua constituição  pelas criança devem ser valorizados, porque promovem o lúdico e relação distinta com materiais no meio ambiente. Colaborando para desenvolvimento da consciência  ambiental. Instigar o ato de brincar e o contexto do faz - de - conta nas crianças é proporcionar na educação ambiental dando estimulo á coleta seletiva e reutilização de materiais.

Para Reigota (2002), a sociedade como  um todo é responsável pela preservação do meio ambiente, é preciso agir da melhor maneira possível para não modificá - lo de forma negativa pois terá consequências para a qualidade de vida da atual e das futuras gerações. No momento em que conseguirmos sensibilizar a nós  mesmos, bem como as nossas crianças, para essa consciência de responsabilidade pela gestão da qualidade ambiental, pela geração de resíduos, pela preservação dos recursos naturais do planeta, talvez possamos começar a construção de uma  nova época, que possa reverter o quadro crítico que vivemos e contrariar  as caóticas estimativas futuras, ajudando a garantir ás geração que nos seguem, a sobrevivência em um ambiente um pouco mais justo, próspero de limpo.



É extremamente importante aliar a preservação dos recursos naturais e determinadas espécies animais e vegetais  ás questões econômicas  e culturais entre a humanidade e a natureza e entre os homens, fazendo - nos entender a educação ambiental como formadora de cidadania nacional e planetária, fundamentando as relações sociais e com natureza  na ética portanto uma educação ambiental como educação política (REIGOTA, 1994:10).



 

A presença  da educação ambiental não só nos currículos escolares, mas principalmente nas práticas educativas é fundamentais para que as pessoas compreendam melhor como funciona o ambiente no qual estão inseridas.

Para realizar um projeto escolar devemos ter mesmas responsabilidade que um profissional de outra área (ALVES - MAZZOTTI E GEWANDSNAIDER 2002,p.08), ou seja:

  • Organizar;
  • Observar;
  • Investigar;
  •  Pesquisar;
  • Adotar critérios para o projeto utilizando a ética e o respeito;
  • Exeperimentar  e validar resultados das fases do projeto;
  • Garantir total qualidade durante a elaboração do projeto;
  • Fazer uma boa apresentação da conclusão do experimento (os  jogos recicláveis na educação ambiental); todos os itens devem ser seguidos com atenção, pois os resultados de um projeto educacional poderão ser observados por outros profissionais do ramo, podendo futuramente abrir um leque de atividade ambientais.

 Objetivo.

Conscientizar os alunos a pra importância  do meio ambiente para vida do nosso planeta.

objetivo 2.2

  • Analisar o lugar sem vivemos;
  • Estabelecer o respeito ao espaço próprio, ao espaço coletivo;
  • Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante  da transformação do mundo e como o reciclar é ferramenta transforma o lixo.
  • Criar jogos através do uso de materiais reciclados como: caixas, latas, vidros,  plásticos;
  • Ensinar que a natureza pede socorro e só  são o futuro do nossos país.
  • Esclarecer os conceitos de redução,reutilização por meio de jogos reciclados.

Conclusão

Trabalhar a disciplina Educação ambiental e um grande desafio para qualquer escola, por isso apliquei esse projeto, ensina as questões do meio ambiente e consequentemente a qualidade de vida. Só com respeito e informação formaremos alunos conscientes com o bem da humanidade.

Para mudar hábitos e construir  valores  há necessidade de educarem - se ambientalmente os alunos.

como nota - se hoje o exemplo, melhor maneira de ensinar e um professor deve ter consciência da responsabilidade que recebe ao ser expor numa sala, diante dos seus alunos. É importante que as crianças aprendam que a responsabilidade ambiental é de todos, que os atos de cada um refletem sobre o futuro de toda a pessoas. Isso é importante mesmo para diminuir o sentimento de impotência que das pessoas. Diante de tanta agressões, alguns chegam a pensar se atitude correta terá nenhum resultado contudo a união e esforços farão o nosso universo melhor mais habitável.

Leva o aluno desenvolver sua capacidade de observação, pesquisa e o raciocínio científico, nele desperta a consciência sobre a importância da preservação do meio  ambiente respeito á natureza, mostrando o homem como parte do planeta e como indivíduo depende de cada um, contribuir para valorizar e intervir na natureza de utilizar seus recursos  é outro passo importante.Com essa atitude refletir sobre as questões ética implícitas em ciências, sociedade e tecnologia, com atitudes sustentável com mesmo agressão ao meio ambiente.

Para sociedade em um todo ver que preservar a natureza e conscientizar impedir a destruição da própria espécie, a palavra de ordem e preserva.

Hoje a ideia de sustentabilidade só pode ser alcançada com  a reflexisão de cada individuo com seu valores, respeito , ética,  cidadania, sustentabilidade para que as gerações futura na sofra com atitudes que nós hoje podemos tentar diminuir ou pelo mesmo preservar.  

Referências

Bauman. AGENDA 21 GLOBAL E BRASILEIRA. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2021.

Larangeira, RodneiRodnei; . Meio ambiente nas escola. Trabalho de Conclusão de Curso () - .

lopez, 2007, p.29. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2021.

reigotareigota. 1994; p.10. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2021.

sujeito ecológico: a dimensão subjetiva da ecologia. . Disponível em: http:www.doniniopublico.gov.br. Acesso em: 15 mar. 2021.

Use agora o Mettzer em todos
os seus trabalhos acadêmicos

Economize 40% do seu tempo de produção científica