Junte-se aos mais de 4 mil estudantes de Artes Visuais que usam o Mettzer em seu dia a dia
Desenvolva seus trabalhos acadêmicos de Artes Visuais
TCC, relatório de estágio, monografia, teses, artigos científicos, relatórios, trabalhos de aula, resumos, projetos de pesquisa, PIM e resenhas. Tudo que você precisar!


A certeza que seu trabalho de Artes Visuais está formatado nas normas científicas
Todos os detalhes da ABNT como margens, espaçamento, numeração, listas, legendas, sumário, notas de rodapé, fórmulas, equações e referências feitos de forma automática.

Economize 40% de tempo
no desenvolvimento os seus trabalhos de Artes Visuais
Não perca mais tempo com modelos e configurações no Microsoft® Word
Planejamento do trabalho e orientação facilitada
Planeje seus trabalhos e escreva desde o início, organize os prazos, alinhe as metas de entrega e compartilhe com seu orientador, que pode sugerir correções diretamente no Mettzer.


Referências bibliográficas e citações sem dor de cabeça
Você adiciona citações em seu trabalho e as Referências Bibliográficas já são criadas.
100% do seu esforço
no conteúdo
Digite seu trabalho de Artes Visuais dentro do Mettzer. Assim você direciona todo o seu esforço no desenvolvimento e na qualidade do conteúdo sem se preocupar com as normas de formatação.

Experimente grátis por 7 dias e desenvolva seus trabalhos de Artes Visuais no Mettzer
Sobre Artes Visuais
O que é o curso de Artes Visuais?
Arte é um termo bastante complexo para conceituar. Dá para tentar explicá-lo a partir de seus resultados. A arte usa criatividade, técnica, crítica, referências, expressões e linguagens pessoais para entregar beleza, sensações e sentimentos.
As Artes Visuais são, portanto, resultado e retrato de seu tempo. Nos últimos anos, o papel da arte como crítica social cresceu muito. Na época da Guerra Fria, por exemplo, o artista Dmitri Vrubel ironizou líderes soviéticos com o graffite “Meu Deus, ajuda-me a sobreviver a este amor mortal” no Muro de Berlim. Nos dias atuais, outros artistas se destacam. É o caso de Banksy, que critica o excesso de utilização das redes sociais e a efemeridade das relações modernas.
De forma geral, o curso de Artes Visuais treina as habilidades de percepção, de reflexão, de crítica e de produção dos estudantes. Em outras palavras, o objetivo principal do curso é treinar as linguagens e as técnicas para que os alunos expressem suas ideias. Isso pode acontecer através do desenho, da pintura, da escultura, da gravura, das artes digitais. Ou todas as técnicas misturadas.
A proposta é que os alunos desenvolvam e amadureçam sua própria linguagem artística. Então, um ponto central dos cursos é dar liberdade para que expressem sua forma de ver o mundo através das artes, não que reproduzam traços específicos de outros artistas.
Assim que terminarem o curso, os bacharéis em Artes Visuais podem trabalhar como artistas plásticos, ilustradores, pintores, desenhistas, fotógrafos, diretores de arte, curadores, críticos de arte.
Os licenciados em Artes Visuais podem trabalhar como professores nas escolas públicas e privadas. Tanto no ensino fundamental e médio, quanto nos museus e centros culturais e cursos livres.
Faculdades de Artes Visuais
Além dos cursos livres, o Brasil possui muitos cursos de Artes Visuais. Públicos e privados. Presenciais e à distância.
Na maioria das faculdades, o ingresso é feito por meio do SISU. A nota de corte média para ingressar nos cursos de Artes Visuais é 665.
Na USP, por exemplo, há 4 candidatos por vaga. Na Udesc, há 9 candidatos por vaga no curso de Artes Visuais Bacharelado e 6,80 no curso de Licenciatura.
Dentre esses cursos, de acordo com o Guia do Estudante de 2017, na lista de melhores faculdades de Artes Visuais no Brasil estão:
- Universidade de São Paulo – USP;
- Universidade Federal de Pelotas - UFPEl;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS;
- Universidade Federal de Santa Maria - UFSM;
- Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC;
- Universidade Federal do Pará – UFPA;
- Universidade da Amazônia - UNAMA;
- Universidade Federal da Bahia - UFBA;
- Universidade de Brasília - UnB;
Se analisadas por áreas específicas, nas universidades das regiões Sul e Sudeste estão as melhores universidades de comunicação visual. Para quem pretende se dedicar ao ensino das Artes Visuais, pode encontrar as melhores opções de cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Como é o curso de Artes Visuais?
A duração média de um curso de graduação em Artes Visuais é de 4 anos.
A formação em Artes Virtuais consiste em estudos interdisciplinares, que envolvem História da Arte, Filosofia, Comunicação, Linguística, Sociologia, Técnicas, etc.
A grade curricular pode variar bastante, a depender do tipo de graduação - se é licenciatura ou bacharelado - e da instituição de ensino. O curso de licenciatura em Artes Visuais, por exemplo, tem o foco de preparar os alunos para atuar na educação em escolas públicas e privadas.
Mas há um ponto em comum em todos os cursos: a carga horária das matérias práticas é bastante grande, o que inclui aulas de desenho, de pintura, de imagens digitais, de cerâmica.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Artes Visuais deve contemplar e integrar três níveis de aprendizagem: básico, de desenvolvimento e de aprofundamento.
O nível básico são os estudos de fundamentação teórica e prática sobre a percepção, a criação e a criatividade.
O nível de desenvolvimento engloba as interações com outras áreas do conhecimento, como Filosofia, Estética, Comunicação e Sociologia. O objetivo é estimular e amadurecer a linguagem pessoal do aluno, através da elaboração e execução de projetos práticos.
O último nível consiste na elaboração de um projeto final, sob a orientação de um professor.
O que fazer depois de formado?
Nos últimos anos, o mercado de trabalho dos profissionais de Artes Visuais cresceu bastante. O aumento da proporção de eventos de arte, SP-Arte e Bienal de Arte, em São Paulo, e Art Rio, no Rio de Janeiro evidenciam esse crescimento.
Além do mais, os artistas têm diversos caminhos para seguir. Podem atuar em empresas, agências de publicidade, produtoras de jogos, eventos, televisão e teatro, indústrias de moda. Podem ser professores e atuar em escolas e cursos livres, no caso da licenciatura. Podem ser autônomos e gerenciarem seu próprio ateliê. Podem trabalhar na área da pesquisa, com curadorias e galeristas.
ÁREAS DE ATUAÇÃO EM ARTES VISUAIS
DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE ARTES VISUAIS
Tipos de Trabalhos de Artes Visuais que você pode fazer no Mettzer
TCC de Artes Visuais
Trabalho
de Aula de Artes Visuais
Artigo
Cientifico
Dissertação
de Mestrado
Projeto
de Pesquisa
Monografia
Relatório
de Estágio
Tese de Doutorado
Preços exclusivos para alunos de Artes Visuais
A assinatura do Mettzer inclui atualizações de sistema, das normas científicas e suporte via email ou chat . A assinatura funciona da mesma forma que a da Netflix ou Spotify, com pagamentos recorrentes automáticos.
ANUAL

114,00 /ano*
(Equivalente a R$ 9,50 /mês)
*Renovação automática
TRIMESTRAL

39,90 /tri*
(Equivalente a R$ 13,30 /mês)
*Renovação automática
MENSAL

24,90 /mês*
*Renovação automática
DISPONÍVEL EM TODOS OS PLANOS

Perguntas frequentes
Quem usa o Mettzer recomenda

Daniella Fabre
"Ótima pra quem não quer perder tempo com as chatices de formatação."

Marina Turrisi
"O Sonho de todo acadêmico que não pode perder tempo com as formatações."

Silvana Pereira
"Estou amando essa plataforma. De cara vi que seria tudo que eu precisava."

Junte-se aos mais de 4 mil estudantes de Artes Visuais que usam o Mettzer
Desenvolva seus trabalhos acadêmicos de Artes Visuais com o Mettzer