Junte-se aos mais de 6 mil estudantes de Arquitetura e Urbanismo que usam o Mettzer em seu dia a dia
Desenvolva seus trabalhos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo
TCC, relatório de estágio, monografia, teses, artigos científicos, relatórios, trabalhos de aula, resumos, projetos de pesquisa, PIM e resenhas. Tudo que você precisar!


A certeza que seu trabalho de Arquitetura e Urbanismo está formatado nas normas científicas
Todos os detalhes da ABNT como margens, espaçamento, numeração, listas, legendas, sumário, notas de rodapé, fórmulas, equações e referências feitos de forma automática.

Economize 40% de tempo
no desenvolvimento os seus trabalhos de Arquitetura e Urbanismo
Não perca mais tempo com modelos e configurações no Microsoft® Word
Planejamento do trabalho e orientação facilitada
Planeje seus trabalhos e escreva desde o início, organize os prazos, alinhe as metas de entrega e compartilhe com seu orientador, que pode sugerir correções diretamente no Mettzer.


Referências bibliográficas e citações sem dor de cabeça
Você adiciona citações em seu trabalho e as Referências Bibliográficas já são criadas.
100% do seu esforço
no conteúdo
Digite seu trabalho de Arquitetura e Urbanismo dentro do Mettzer. Assim você direciona todo o seu esforço no desenvolvimento e na qualidade do conteúdo sem se preocupar com as normas de formatação.

Experimente grátis por 7 dias e desenvolva seus trabalhos de Arquitetura e Urbanismo no Mettzer
Arquitetura e Urbanismo
O que é o curso de Arquitetura?
De forma geral, o curso de Arquitetura e Urbanismo prepara os estudantes para desenvolverem projetos, coordenar construções e organizar espaços internos e externos, conforme as diretrizes de utilidade, estética, conforto e segurança. Em outras palavras, os arquitetos fazem a planta das construções, obedecendo aos regulamentos legais e às normas técnicas.
Ou seja: assim que terminarem o curso de Arquitetura, os profissionais podem atuar no desenvolvimento de projetos de edifícios, de planejamento de urbanismo e paisagismo e restauração de monumentos.
O trabalho dos profissionais arquitetos é projetar, desenhar e criar espaços para que as pessoas convivam e desenvolvam suas atividades com melhor qualidade de vida. Por isso, além de aspectos técnicos e estéticos, levam em consideração os aspectos culturais, históricos e ambientais.
E daí surgem os três princípios básicos da arquitetura:
- Funcionalidade: A obra deve funcionar para o objetivo que foi concebida. Ou seja, se é uma casa deve ser útil e funcionar como uma boa casa.
- Estrutura: A obra deve ser estruturalmente segura e bem feita.
- Estética: Por último, deve ser esteticamente bonita.
De acordo com o último censo realizado pelo Conselho dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil (CAU), divulgado em 2012, existem 83.754 arquitetos no Brasil. Na região Sudeste estão 53% desses profissionais. Os estados do Sul e do Sudeste concentram o maior número de vagas para arquitetos. No litoral do Nordeste existe um mercado em expansão, devido ao incremento no turismo e aos grandes investimentos no setor hoteleiro.
Faculdades de Arquitetura
De acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF 2019), na lista de melhores faculdades de Arquitetura no Brasil estão:
- Universidade de São Paulo – USP;
- Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG;
- Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS;
- Universidade de Brasília - UNB;
- Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP;
- Universidade Presbiteriana Mackenzie;
- Universidade Federal do Paraná - UFPR;
- Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC;
- Universidade Federal da Bahia - UFBA;
- Universidade Federal de Pernambuco - UFPE;
- Universidade Estadual de Londrina - UEL;
- Belas Artes - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo;
- Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas;
Para chegar a esse ranking, o RUF leva em consideração os seguintes aspectos: pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação.
Como é o curso de Arquitetura?
A duração média de um curso de graduação em Arquitetura é de 5 anos.
Os cursos mais tradicionais são presenciais. Contudo, também há bastante procura pelos cursos de Arquitetura à distância (EAD).
A formação em Arquitetura e Urbanismo conecta disciplinas da área de exatas e ciências humanas. De forma geral, o primeiro semestre é mais teórico, com disciplinas de Antropologia, Fundamentos Estéticos, Matemática e História da Arquitetura. A partir do segundo semestre começam as disciplinas mais práticas, especialmente de desenho arquitetônico e construção de edifícios.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Arquitetura deve dividir o conteúdo em dois núcleos, além do TCC;
Núcleo de Conhecimentos de Fundamentação: é a base teórica dos conteúdos do curso. Nesse núcleo estão inseridas as disciplinas de Estética, História da Arte, Estudos Sociais, Estudos Econômicos, Estudos Ambientais, Desenho e Meios de Representação e Expressão.
Núcleo de Conhecimentos Profissionais: nesse núcleo estão as disciplinas destinadas a desenvolver e amadurecer a identidade profissional dos estudantes. Então, esse eixo é constituído por Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo, Projeto de Arquitetura, Planejamento Urbano e Regional, Tecnologia da Construção, Sistemas Estruturais, Conforto Ambiental, Topografia, Técnicas Retrospectivas, Informática aplicada à Arquitetura.
Nos dois núcleos estão inseridas atividades práticas e teóricas, individuais e coletivas. As atividades do curso consistem em aulas teóricas, conferências, palestras, eventos acadêmicos, produção em ateliê, viagens de estudo, visitas a canteiros de obras e pesquisas.
Além do mais, o curso também insere experiências práticas, referentes à inserção no mercado de trabalho, principalmente nos estágios obrigatórios supervisionados.
E, de forma geral, para concluir a graduação, a instituição de ensino exige a confecção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Qual é a diferença entre os cursos de Arquitetura e Engenharia Civil?
Não saber diferenciar o curso de Arquitetura e Engenharia Civil é bastante comum. Afinal, os dois profissionais trabalham na construção de casas e edifícios.
Contudo, saiba que as atuações são completamente diferentes. Enquanto os engenheiros estão habilitados a lidar com questões estruturais, como cálculos e resistência de materiais. Os arquitetos, por outro lado, possuem uma formação voltada aos aspectos sociais e humanos dos espaços. Por isso, são responsáveis pela estética e funcionalidade dos lugares.
Então, enquanto um arquiteto faz o planejamento da utilização dos espaços, os engenheiros executam as obras estruturas, elétricas e hidráulicas. Por essa razão que, em linhas gerais, o curso de arquitetura é voltado às artes e humanidades, enquanto a engenharia é focada em matemática e física.
Estágio em Arquitetura e Urbanismo
Além dos estágios obrigatórios, é comum que os acadêmicos de Arquitetura busquem outras experiências de estágios. São os estágios não-obrigatórios ou extracurriculares.
O estágio em Arquitetura é, de forma geral, uma maneira interessante de introduzir a prática das profissões na rotina dos estudantes, aliando as experiências cotidianas de trabalho com as teorias aprendidas na sala de aula.
Dito de outra forma, através da experiência cotidiana dos estágios, os acadêmicos começam a se familiarizar com procedimentos, técnicas e linguagem específicas da Arquitetura. Ou seja: aprendem a colocar na prática o que aprendem nas aulas.
Outro ponto importante é que os estágios costumam ser remunerados. Quer dizer que, além de aprender questões práticas, os estágios podem auxiliar a custear alguma despesa pessoal ou, até mesmo, auxiliar nas despesas da universidade. Normalmente, o estágio é a fonte da primeira remuneração dos alunos.
E mais: não são raros os casos de estudantes que, após finalizarem a graduação, conseguiram ser efetivados nos locais em que trabalharam como estagiários.
Além do que, as experiências de estágios enriquecem os currículos. Então, é possível que, após concluírem o curso, os estudantes alcancem melhores opções de trabalho, a partir de suas experiências durante a faculdade.
O que fazer depois de formado?
Para te contextualizar no mercado de trabalho, o mercado de construção é sempre um dos setores mais atingidos quando existe uma crise econômica. Isso porque, dentre outros motivos, em períodos de crises, as pessoas focam em consumir itens de sobrevivência e deixam os investimentos maiores com construções de lado.
Em contrapartida, aumenta a demanda por reformas em imóveis antigos. Daí surge um bom mercado para arquitetos.
As regiões Sudeste e Sul ainda concentram o maior número de oportunidades para arquitetos.Também são nessas regiões que estão os cargos mais bem remunerados de arquitetura. Contudo, no litoral do Nordeste do Brasil há um crescimento contínuo do mercado imobiliário, graças ao desenvolvimento do turismo e do setor de hotelaria. Isso significa que o cenário econômico representa grandes oportunidades para os profissionais formados em Arquitetura por lá.
Outra grande tendência do mercado são as construções sustentáveis. Ou seja: os profissionais de arquitetura que se especializarem em construções preocupadas com o meio ambiente e a sustentabilidade prometem ter futuros promissores.
ÁREAS DE ATUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
A Arquitetura possui diversas áreas de atuação, que funcionam como temáticas e especialidades de trabalho. As principais áreas são:
DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE ARQUITETURA E URBANISMO
Tipos de Trabalhos de Arquitetura e Urbanismo que você pode fazer no Mettzer
TCC de Arquitetura e Urbanismo
Trabalho
de Aula de Arquitetura e Urbanismo
Artigo
Cientifico
Dissertação
de Mestrado
Projeto
de Pesquisa
Monografia
Relatório
de Estágio
Tese de Doutorado
Preços exclusivos para alunos de Arquitetura e Urbanismo
A assinatura do Mettzer inclui atualizações de sistema, das normas científicas e suporte via email ou chat . A assinatura funciona da mesma forma que a da Netflix ou Spotify, com pagamentos recorrentes automáticos.
ANUAL

114,00 /ano*
(Equivalente a R$ 9,50 /mês)
*Renovação automática
TRIMESTRAL

39,90 /tri*
(Equivalente a R$ 13,30 /mês)
*Renovação automática
MENSAL

24,90 /mês*
*Renovação automática
DISPONÍVEL EM TODOS OS PLANOS

Perguntas frequentes
Quem usa o Mettzer recomenda

Daniella Fabre
"Ótima pra quem não quer perder tempo com as chatices de formatação."

Marina Turrisi
"O Sonho de todo acadêmico que não pode perder tempo com as formatações."

Silvana Pereira
"Estou amando essa plataforma. De cara vi que seria tudo que eu precisava."

Junte-se aos mais de 6 mil estudantes de Arquitetura e Urbanismo que usam o Mettzer
Desenvolva seus trabalhos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo com o Mettzer