A plataforma para desenvolver seus trabalhos acadêmicos de Arqueologia

Dor de cabeça com as normas ABNT? Nunca mais!

Você aceita os termos de uso e política de privacidade ao fazer o cadastro 

Junte-se aos mais de 3 mil estudantes de Arqueologia que usam o Mettzer em seu dia a dia

Desenvolva seus trabalhos acadêmicos de Arqueologia

TCC, relatório de estágio, monografia, teses, artigos científicos, relatórios, trabalhos de aula, resumos, projetos de pesquisa, PIM e resenhas. Tudo que você precisar!

40% de economia de tempo no desenvolvimento dos trabalhos

80% de redução no processo de formatação do trabalho

100% do foco no conteúdo

apresentacao topo site mettzer
normas abnt home site

A certeza que seu trabalho de Arqueologia está formatado nas normas científicas

Todos os detalhes da ABNT como margens, espaçamento, numeração, listas, legendas, sumário, notas de rodapé, fórmulas, equações e referências feitos de forma automática.

Normas ABNT sempre atualizadas. NBRs atuais!

Aceita o padrão customizado da sua Universidade e curso

Uso permitido por todas as universidades

pesquisa

Economize 40% de tempo
no desenvolvimento os seus trabalhos de Arqueologia

Não perca mais tempo com modelos e configurações no Microsoft® Word

Planejamento do trabalho e orientação facilitada

Planeje seus trabalhos e escreva desde o início, organize os prazos, alinhe as metas de entrega e compartilhe com seu orientador, que pode sugerir correções diretamente no Mettzer.

Entregue seus trabalhos de Arqueologia no prazo

Orientação sem troca de arquivos e e-mails

Acesso gratuito para professores e orientadores

citacao home site
referencias site home

Referências bibliográficas e citações sem dor de cabeça

Você adiciona citações em seu trabalho e as Referências Bibliográficas já são criadas.

Todos os padrões de referências bibliográficas

Referências de acordo com as NBRs da ABNT

Citações direta, indireta, com APUD, curta e longa

100% do seu esforço
no conteúdo

Digite seu trabalho de Arqueologia dentro do Mettzer. Assim você direciona todo o seu esforço no desenvolvimento e na qualidade do conteúdo sem se preocupar com as normas de formatação.

Quantidade ilimitada de projetos

Exporte seus trabalhos em Microsoft®
Word e PDF

sucesso

Experimente grátis por 7 dias e desenvolva seus trabalhos de Arqueologia no Mettzer

Arqueologia

O que é o curso de Arqueologia?

De forma geral, a Arqueologia estuda os indícios de civilizações e culturas passadas. O objetivo central do curso é que os estudantes estudem a cultura e o modo de vida de povos antigos, através de vestígios materiais das épocas passadas. 

O curso de Arqueologia é relativamente novo no Brasil. Antes dos anos 2000, era uma área específica dos cursos de História e Antropologia. 

A formação em Arqueologia tem um viés crítico e histórico. Mas, ao mesmo tempo, também é muito focado em ciência e tecnologias. 

A profissão de arqueólogo foi regulamentada no Brasil em abril de 2018. São considerados arqueólogos os profissionais que se formam na graduação plena em Arqueologia ou possuem mestrado ou doutorado em alguma pesquisa arqueológica com mais dois anos de exercício em atividades comprovadas relacionadas à Arqueologia. 

Ao final do curso, espera-se que os profissionais estejam aptos para fazer investigações arqueológicas e que possam auxiliar na reconstrução das histórias das vidas passadas. 

Faculdades de Arqueologia

Os cursos de Arqueologia são relativamente novos no Brasil. A Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, ofertou a formação de Arqueologia nos anos 70 e 90, mas extinguiu o curso logo depois. Atualmente, o Brasil conta com 14 cursos de graduação em Arqueologia. O mais antigo é o curso da UNIVASF, que foi criado em 2005.

Contudo, dentre os 14 cursos de Arqueologia do Brasil, apenas nove foram avaliados pelo Ministério da Educação:

O curso de Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Nota 4 no MEC), fornece habilitação em Arqueologia. 

Todos os cursos são presenciais. Arqueologia é uma ciência que exige prática de campo e laboratório durante a formação. Então, não existe curso de Arqueologia à distância. 

Como é o curso de Arqueologia?

A duração média de um curso de graduação em Arqueologia é de 4 anos. Como foi dito, não existem cursos à distância (EAD), apenas presenciais. 

A formação em Agronomia consiste em estudos interdisciplinares, que envolvem História, Biologia, Tecnologia, Geografia, Sociologia, Estatística, etc. 

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Agronomia deve compreender a preparação dos alunos para as seguintes habilidades: 

  • Identificar as fronteiras que demarcam o campo de conhecimento;
  • Gerar produtos a partir dos conhecimentos adquiridos e divulgá-los;
  • Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos;
  • Desenvolver atividades profissionais autônomas, de modo a orientar, dirigir, assessorar, prestar consultoria, realizar perícias e emitir laudos técnicos e pareceres;
  • Responder a demandas de informação produzidas pelas transformações que caracterizam o mundo contemporâneo.

A grade curricular do curso de Arqueologia costuma incluir disciplinas de História da Sociedade Brasileira, Pré-História, Cartografia, Anatomia Humana, Antropologia Cultural, Análise Espacial.

Além das disciplinas teóricas, o curso também insere experiências práticas, referentes à inserção no mercado de trabalho, principalmente nos estágios obrigatórios supervisionados.  As experiências práticas referem-se às visitas técnicas em parques naturais e sítios arqueológicos, para fazer levantamentos de sítios arqueológicos e cultura material, topografia e conservação de arte rupestre. Ainda, parte da carga horária do curso pode ser cumprida em laboratórios de documentação e acervos históricos. 

Além do mais, é comum que para concluir a graduação, a instituição de ensino exija a confecção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Estágio em Arqueologia

Além dos estágios obrigatórios, é comum que os acadêmicos de Arqueologia busquem outras experiências de estágios. São os estágios não-obrigatórios ou extracurriculares.

O estágio em Arqueologia é, de forma geral, uma maneira interessante de introduzir a prática das profissões na rotina dos estudantes, aliando as experiências cotidianas de trabalho com as teorias aprendidas na sala de aula.

Dito de outra forma, através da experiência cotidiana dos estágios, os acadêmicos aprendem a colocar na prática o que aprendem nas aulas. 

Outro ponto importante é que os estágios podem ser remunerados. Quer dizer que, além de aprender questões práticas, os estágios podem auxiliar a custear alguma despesa pessoal ou, até mesmo, auxiliar nas despesas da universidade. Normalmente, o estágio é a fonte da primeira remuneração dos alunos.

E mais: não são raros os casos de estudantes que, após finalizarem a graduação, conseguiram ser efetivados nos locais em que trabalharam como estagiários.

Além do que, as experiências de estágios enriquecem os currículos. Então, é possível que, após concluírem o curso, os estudantes alcancem melhores opções de trabalho, a partir de suas experiências durante a faculdade.

O que fazer depois de formado em arqueologia?

Nos últimos anos, o mercado de trabalho dos profissionais de Arqueologia aumentou de forma exponencial. Graças a uma Portaria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, de 2000, que determina que as pesquisas arqueológicas devem fazer parte dos estudos de impacto ambiental de grandes obras. Como, por exemplo, para a construção de uma hidrelétrica. 

Ou seja, para que seja fornecido o alvará ambiental, a empresa deve obter o laudo do arqueólogo, que atesta que a obra não vai causar danos ao patrimônio histórico ou arqueológico do lugar. Atualmente, esse é o setor que mais emprega profissionais arqueólogos. 

Mas, existem outras áreas de atuação do profissional, como a área acadêmica, o turismo e as carreiras em órgãos públicos. 

ÁREAS DE ATUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE ARQUEOLOGIA

Tipos de Trabalhos de Arqueologia que você pode fazer no Mettzer

TCC de Arqueologia

Trabalho
de Aula de Arqueologia

Artigo
Cientifico

Dissertação
de Mestrado

Projeto
de Pesquisa

Monografia

Relatório
de Estágio

Tese de Doutorado

Preços exclusivos para alunos de Arqueologia

A assinatura do Mettzer inclui atualizações de sistema, das normas científicas e suporte via email ou chat . A assinatura funciona da mesma forma que a da Netflix ou Spotify, com pagamentos recorrentes automáticos.

ANUAL

desconto 60 transparente

10 /mês*
(Pague R$ 120 pelo ano)

parcele em até 12x no cartão

TRIMESTRAL

desconto 45 transparente

15 /mês*
(Pague R$ 45 pelo trimestre)

parcele em até 3x no cartão

MENSAL

sucesso

25 /mês*

*cancele quando quiser

DISPONÍVEL EM TODOS OS PLANOS

Exporta em Microsoft®
Word 2016 em diante

Exporta em PDF

Quantidade ilimitada de projetos

garantia home

Salvamento automático
e histórico de versões

Cronograma e planejamento
dos trabalhos

Compartilhamento
com orientador

Perguntas frequentes

Quem usa o Mettzer recomenda

proof

Daniella Fabre
"Ótima pra quem não quer perder tempo com as chatices de formatação."

45148796_2326915570655964_8598774536638300160_n

Marina Turrisi
"O Sonho de todo acadêmico que não pode perder tempo com as formatações."

53679332_1839257386178528_2020620089421725696_o

Silvana Pereira
"Estou amando essa plataforma. De cara vi que seria tudo que eu precisava."

universPrancheta-1-cópia-2 home

Junte-se aos mais de 12 mil estudantes de Arqueologia que usam o Mettzer

Desenvolva seus trabalhos acadêmicos de Arqueologia com o Mettzer