A plataforma para desenvolver seus trabalhos acadêmicos de Agronomia

Dor de cabeça com as normas ABNT? Nunca mais!

Você aceita os termos de uso e política de privacidade ao fazer o cadastro 

Junte-se aos mais de 8 mil estudantes de Agronomia que usam o Mettzer em seu dia a dia

Desenvolva seus trabalhos acadêmicos de Agronomia

TCC, relatório de estágio, monografia, teses, artigos científicos, relatórios, trabalhos de aula, resumos, projetos de pesquisa, PIM e resenhas. Tudo que você precisar!

40% de economia de tempo no desenvolvimento dos trabalhos

80% de redução no processo de formatação do trabalho

100% do foco no conteúdo

apresentacao topo site mettzer
normas abnt home site

A certeza que seu trabalho de Agronomia está formatado nas normas científicas

Todos os detalhes da ABNT como margens, espaçamento, numeração, listas, legendas, sumário, notas de rodapé, fórmulas, equações e referências feitos de forma automática.

Normas ABNT sempre atualizadas. NBRs atuais!

Aceita o padrão customizado da sua Universidade e curso

Uso permitido por todas as universidades

pesquisa

Economize 40% de tempo
no desenvolvimento os seus trabalhos de Agronomia

Não perca mais tempo com modelos e configurações no Microsoft® Word

Planejamento do trabalho e orientação facilitada

Planeje seus trabalhos e escreva desde o início, organize os prazos, alinhe as metas de entrega e compartilhe com seu orientador, que pode sugerir correções diretamente no Mettzer.

Entregue seus trabalhos de Agronomia no prazo

Orientação sem troca de arquivos e e-mails

Acesso gratuito para professores e orientadores

citacao home site
referencias site home

Referências bibliográficas e citações sem dor de cabeça

Você adiciona citações em seu trabalho e as Referências Bibliográficas já são criadas.

Todos os padrões de referências bibliográficas

Referências de acordo com as NBRs da ABNT

Citações direta, indireta, com APUD, curta e longa

100% do seu esforço
no conteúdo

Digite seu trabalho de Agronomia dentro do Mettzer. Assim você direciona todo o seu esforço no desenvolvimento e na qualidade do conteúdo sem se preocupar com as normas de formatação.

Quantidade ilimitada de projetos

Exporte seus trabalhos em Microsoft®
Word e PDF

sucesso

Experimente grátis por 7 dias e desenvolva seus trabalhos de Agronomia no Mettzer

Agronomia

Agronomia

O que é o curso de Agronomia?

De forma geral, o curso de Agronomia preparam os estudantes para otimizar os processos da agropecuária. Em outras palavras, o foco do curso está em treinar o estudante para conhecer as técnicas de cultivo e criação de animais.

O objetivo principal do curso é que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e técnicos sobre o preparo e cultivo do solo, o processo de colheita, armazenamento e distribuição de alimentos. Além do mais, espera-se que também aprendam sobre o cuidado na alimentação e na criação de animais.

Ou seja: assim que terminarem o curso de Agronomia, os profissionais podem atuar em qualquer etapa da cadeia produtiva no plantio à colheita e na criação de animais ao abate.

Faculdades de Agronomia

Já vimos que o curso de Agronomia envolve conhecimentos sobre o cultivo do solo e a criação de animais. Sendo assim, não faz sentido que os melhores cursos de Agronomia estejam instalados em centros de grandes cidades, certo?

É isso mesmo. Os melhores cursos de Agronomia ficam em universidades do interior, que facilitam o acesso dos estudantes aos objetos de estudo.

De acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF 2019), na lista de melhores faculdades de Agronomia no Brasil estão:

 Para chegar a esse ranking, o RUF leva em consideração os seguintes aspectos: pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação.

Segundo informações do Censo de Educação Superior de 2017, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, existem 262 instituições – entre públicas e privadas – que oferecem o curso de Agronomia. Em 2017, receberam um total de 90.950 matrículas.

Esses números refletem o aumento no interesse pela área, em razão do crescimento do agronegócio no mercado. Nos últimos anos, todos os setores do agronegócio cresceram significativamente.

Como é o curso de Agronomia?

A duração média de um curso de graduação em Agronomia é de 5 anos.

Os cursos mais tradicionais são presenciais. Contudo, também há bastante procura pelos cursos de Agronomia à distância (EAD).

A formação em Agronomia consiste em estudos interdisciplinares. Por esse motivo, é bastante versátil e ampla. Ao final do curso, espera-se que o estudante alcance uma visão global da agropecuária para desempenhar suas atividades.

Espera-se, portanto, desenvolver os seguintes aspectos nos alunos: consciência socioambiental, capacidade de gestão e afinidade com as tendências da área.

Em linhas gerais, estuda-se tudo que se refere ao conhecimento sobre criação de animais e plantio de vegetais. Além do mais, trata-se sobre o armazenamento e a comercialização de vegetais e animais.

De forma geral, os dois primeiros anos do curso referem-se às áreas de Ciências Biológicas e Exatas, como biologia, bioquímica e estatística. Nos anos seguintes, passa-se às disciplinas técnicas, de áreas relacionadas especificamente à agricultura.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Agronomia deve compreender os seguintes conteúdos:

Profissional: Ciências do solo, zoologia geral, biologia celular e molecular, agrometeorologia, climatologia, biotecnologia, fisiologia vegetal e animal, cartografia, geoprocessamento, topografia, georeferenciamento, comunicação, ética, legislação, extensão, sociologia rural, construções rurais, paisagismo, floricultura, parques e jardins, produção animal, manejo e produção florestal, economia, administração agroindustrial, política e desenvolvimento rural.

Prática: além das disciplinas teóricas, o curso também insere experiências práticas, referentes à inserção no mercado de trabalho, principalmente nos estágios obrigatórios supervisionados.  As experiências práticas referem-se às visitas técnicas a propriedades rurais, encontros, congressos, viagens de estudo, experimentação em condições de campo ou laboratório. Além do mais, é comum que para concluir a graduação, a instituição de ensino exija a confecção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Qual é a diferença entre os cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Agronegócio?

Mas não se pode confundir Agronomia com os cursos de Engenharia Agrícola e Agronegócio. Os três cursos preparam os profissionais para execução de tarefas diferentes dentro da mesma área.

Enquanto a Agronomia se volta às etapas da agropecuária – estudam o plantio, a criação de animais e a comercialização desses produtos -, a engenharia agrícola é direcionada para a parte mecânica da agricultura. Ou seja: o planejamento, a criação e a manutenção de máquinas. Por outro lado, o curso de Agronegócio refere-se ao estudo da gestão e da economia das cadeias agroindustriais, com objetivo de aumentar a eficiência dos negócios.

Estágio em Agronomia

Além dos estágios obrigatórios, é comum que os acadêmicos de Agronomia busquem outras experiências de estágios. São os estágios não-obrigatórios ou extracurriculares.

O estágio em Agronomia é, de forma geral, uma maneira interessante de introduzir a prática das profissões na rotina dos estudantes, aliando as experiências cotidianas de trabalho com as teorias aprendidas na sala de aula.

Dito de outra forma, através da experiência cotidiana dos estágios, os acadêmicos começam a se familiarizar com procedimentos, técnicas e linguagem específicos do Agronomia. Ou seja: aprendem a colocar na prática o que aprendem nas aulas. 

Outro ponto importante é que os estágios costumam ser remunerados. Quer dizer que, além de aprender questões práticas, os estágios podem auxiliar a custear alguma despesa pessoal ou, até mesmo, auxiliar nas despesas da universidade. Normalmente, o estágio é a fonte da primeira remuneração dos alunos.

E mais: não são raros os casos de estudantes que, após finalizarem a graduação, conseguiram ser efetivados nos locais em que trabalharam como estagiários.

Além do que, as experiências de estágios enriquecem os currículos. Então, é possível que, após concluírem o curso, os estudantes alcancem melhores opções de trabalho, a partir de suas experiências durante a faculdade.

O que fazer depois de formado em agronomia?

Para te contextualizar no mercado de trabalho, em 2019 o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio no Brasil cresceu quase 4% em comparação com o ano anterior. Além do mais, de acordo com os dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a atividade agropecuária representa 21,4% do PIB nacional. Com esses números, o agronegócio representa um dos pilares da economia do país.

E o crescimento do agronegócio vai na contramão da crise econômica. Enquanto espera-se que o PIB do Brasil tenha uma queda em 2020, as expectativas indicam que a pecuária crescerá 6,7% e a agricultura 8,3%.

Isso significa que o cenário econômico representa grandes oportunidades para os profissionais formados em Agronomia.

De fato, há inúmeras possibilidades de atuação para o profissional recém-formado, seja em órgãos públicos ou na iniciativa privada.

As atividades econômicas que possuem maior demanda de profissionais agrônomos são: fabricação de defensivos agrícolas, pesquisa e desenvolvimento experimental, coordenação do cultivo de soja, consultoria sobre atividades agrícolas e pecuárias, área de produção de sementes e comercialização de insumos agropecuários.  

ÁREAS DE ATUAÇÃO EM AGRONOMIA

O Agronomia possui diversas áreas de atuação, que funcionam como temáticas e especialidades de trabalho. As principais áreas são:

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE AGRONOMIA

Tipos de Trabalhos de Agronomia que você pode fazer no Mettzer

TCC de Agronomia

Trabalho
de Aula de Agronomia

Artigo
Cientifico

Dissertação
de Mestrado

Projeto
de Pesquisa

Monografia

Relatório
de Estágio

Tese de Doutorado

Preços exclusivos para alunos de Agronomia

A assinatura do Mettzer inclui atualizações de sistema, das normas científicas e suporte via email ou chat . A assinatura funciona da mesma forma que a da Netflix ou Spotify, com pagamentos recorrentes automáticos.

ANUAL

desconto 60 transparente

114,00 /ano*
(Equivalente a R$ 9,50 /mês)

*Renovação automática

TRIMESTRAL

desconto 45 transparente

39,90 /tri*
(Equivalente a R$ 13,30 /mês)

*Renovação automática

MENSAL

sucesso

24,90 /mês*

*Renovação automática

DISPONÍVEL EM TODOS OS PLANOS

Exporta em Microsoft®
Word 2016 em diante

Exporta em PDF

Quantidade ilimitada de projetos

garantia home

Compartilhamento
com orientador

Salvamento automático
e histórico de versões

Cronograma e planejamento
dos trabalhos

Perguntas frequentes

Quem usa o Mettzer recomenda

proof

Daniella Fabre
"Ótima pra quem não quer perder tempo com as chatices de formatação."

45148796_2326915570655964_8598774536638300160_n

Marina Turrisi
"O Sonho de todo acadêmico que não pode perder tempo com as formatações."

53679332_1839257386178528_2020620089421725696_o

Silvana Pereira
"Estou amando essa plataforma. De cara vi que seria tudo que eu precisava."

universPrancheta-1-cópia-2 home

Junte-se aos mais de 8 mil estudantes de Agronomia que usam o Mettzer

Desenvolva seus trabalhos acadêmicos de Agronomia com o Mettzer